sábado, 12 de abril de 2014

Uma visão sobre Assistente Virtual

Com o crescimento do número de pequenas empresas, pequenos negócios e escritórios virtuais, viagens de negócios e de necessidades pessoais, o mercado para profissionais assistentes virtuais e assistentes pessoais tem crescido tremendamente. 
Em suma, o Assistente Virtual (AV) ou o Assistente Pessoal (AP) é um profissional contratado de forma independente, que pode trabalhar remotamente para um outro negócio, ou prestando algum tipo de consultoria diretamente em alguma empresa, ou residência, por um pequeno período de tempo. O Assistente Virtual, é responsável por ter seu próprio equipamento, computadores, impressoras, acesso à Internet e linhas telefônicas. Também será responsável por gerenciar suas próprias despesas e benefícios. 
O Assistente Virtual assemelha-se a uma empresa de prestação de serviços para outras empresas ou pessoas físicas.
No entanto, é importante lembrar que a natureza do serviço AV, ou AP, se caracteriza por elevado nível de profissionalismo, confiabilidade e atendimento ao Cliente. 
O Assistente Virtual (AV ou AP), na realidade, ocupa um nicho de mercado, tendo sempre em mente que há muitos tipos de serviços que pode fornecer. Os assistentes virtuais ou pessoais são generalistas que se especializam em segmentos específicos de atendimento ao Cliente. Da contabilidade, edição de texto,elaboração de apresentações, web design, serviços jurídicos, pesquisa de mercado, pesquisa acadêmica na Internet, avaliação de desempenho de atividades comerciais ou de serviços (cliente oculto), são apenas alguns exemplos de áreas especializadas para assistentes virtuais ou assistentes pessoais.
Um Assistente Virtual (AV ou AP) cobra taxas por serviço que variam conforme o tipo de serviço prestado e a experiência exigida. De um modo geral, a taxa horária é a forma mais usual de aplicação para cobrança. No entanto, não está afastada a cobrança por tarefa/projeto. Tudo, naturalmente, estabelecido em um acordo Cliente-Assistente Virtual. Também pode ser considerada uma taxa fixa de salário para x número de horas por semana.