quinta-feira, 26 de junho de 2014

7 maneiras de se manter ligado ou desligado

Não é só porque a tecnologia faz com que seja possível estar sempre disponível, que isto venha significar que você deve estar.
Há uma enorme pressão sobre nós para estar "sempre ligado".
Mas isto não é saudável, e, a longo prazo você será menos produtivo. 
Mesmo se você entender isso pode ser difícil resistir à pressão, a menos que você tome decisões intencionais para a criação de uma "folga". 
Aqui estão 7 hábitos que podem ajudar.
1. Pare de ser multi tarefas.   Muitas pessoas vêem a capacidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo como uma habilidade admirável. Elas acreditam que são capazes de realizar cada vez mais. Mas  estudos  têm mostrado que, quando adotada tal postura, você realmente realiza menos e nada faz da forma correta. A  ilusão de produtividade  vem à custa da eficácia do desempenho. Quanto menos você for multi-tarefas, menos você será tentado a escorregar de cada trabalho realizado.
2. Mude sua mentalidade.   Identifique o que você considera "trabalho" e considere tudo o resto como "desligado". "Desligado" pode ser quando você está com sua família, em um jantar com amigos, ou mesmo em um passeio sozinho. Durante a situação de "desligado" do tempo, não pense sequer em trabalho. Coloque toda a sua atenção em com quem você está e com o que você está fazendo.
3. Configure uma estratégia de backup.   Às vezes, as coisas só vão aparecer mesmo quando você não está pensando em trabalho. Então, o que você faz com as ideias importantes que surgem quando você estiver "desligado"? NÃO puxe o seu dispositivo móvel para fazer uma chamada rápida ou enviar um texto rápido. Garanta-se de mantê-lo longe de você. Tente confiar que, se é importante o suficiente, o pensamento vai reaparecer quando estiver "ligado". Como um backup, mantenha um pedaço de papel ou cartão em sua carteira. Se você tiver uma ideia brilhante que você não pode se dar ao luxo de esquecer, anote algumas palavras-chave ... Depois a ideia despertará novamente.
4. Programe seu tempo de "desligado".   Defina e honre horários específicos para se dedicar a estar com a família ou amigos e, também de ficar sozinho fazendo as coisas que você gosta. Estruturar-se assim é mais fácil para uns do que para outros. Se você é uma das pessoas que não gosta de ser estruturado, é ainda mais importante para você fazer isso, pois você poderá ser mais intencional  sobre a criação da vida que você realmente quer.
5. Basta dizer, "não".   Que as pessoas saibam que você está mudando seus hábitos e não vai responder ao texto e e-mail ou atender o telefone para assuntos relacionados ao trabalho, durante o "seu" tempo pessoal, a menos que haja uma verdadeira emergência. Se eles entenderem isso antes do tempo, a maioria das pessoas respeitará seus limites. Eles vão começar a agendar reuniões durante os tempos que você estiver disponível, e você vai descobrir que muitos dos chamados de emergência não são tão urgentes como parecem à primeira vista.
6. Preste atenção à sua respiração.   Focando em sua respiração, a sua atenção será afastada de seus pensamentos e será trazida de volta para a realidade em que você se encontra. Durante o "tempo livre", ocasionalmente observe como você está respirando. Se a respiração estiver rápida e localizada no alto do peito, respire fundo e expire lentamente. Passe um momento focado na sua respiração até que você esteja respirando de forma lenta e de um lugar mais profundo, que é como nós respiramos quando estamos relaxados.
7. Seja claro sobre suas prioridades.  Crie uma visão clara para o que você realmente deseja e o que é mais importante para você. Isso explicará para onde está indo e o que você mais valoriza. É tentador dizer "sim" a todos os pedidos, mas tem um custo. Se você sabe quais são suas prioridades, isto vai ajudá-lo a saber quando dizer "sim", e quando dizer "não" .

Fonte: Seapoint Center for Collaborative Leadership