terça-feira, 17 de junho de 2014

Como ouvir REALMENTE

Meu amigo Jake disse uma vez: "Quando alguém me fala sobre um problema, eu usualmente tento resolvê-lo. Mas eu aprendi que simplesmente ouvir pode ser mais útil do que o melhor conselho que eu poderia dar."
Jake não está sozinho. Muitos de nós igualmente ouvimos, já com a resolução do problema, e nós nem sequer percebemos isso. Nós acreditamos que quando alguém compartilha um problema, a melhor resposta é ajudar a encontrar uma solução.
Você sabe como ouvir REALMENTE? ... Para ouvir sem se sentir responsável para ajudar a pessoa a encontrar uma solução?
As habilidades de escuta real
Alguns anos atrás, durante um programa do YPO Forum de treinamento para moderadores, um dos participantes tinha essa explicação do poder de escuta verdadeira enviado por fax a partir de seu escritório. Eu o mantive todos esses anos porque me lembra que a escuta não é apenas uma habilidade a ser ensinada. Precisamos nos lembrar por que estamos ouvindo.
OUVIR
Quando eu pedir para você me ouvir e você começar a dar conselhos, você não fez o que eu pedi.
Quando eu pedir para você me ouvir e você começa a me dizer por que eu não deveria me sentir assim, você está pisando em meus sentimentos.
Quando eu pedir para você me ouvir e você sente que tem que fazer alguma coisa para resolver os meus problemas, você falhou comigo, por mais estranho que possa parecer.
Ouça! Tudo que eu peço é que você escute. Não fale ou faça qualquer coisa - apenas me ouça.
Quando você faz algo para mim que eu posso fazer por mim mesmo, você contribui para o meu medo e inadequação. Eu não sou impotente, talvez desanimado e vacilante, mas não desamparado.
Quando você aceita como um fato simples que eu sinto o que eu sinto, não importa o quão irracional, então eu posso parar de tentar convencê-lo e posso conhecer sobre o negócio de entender o que está por trás desse sentimento irracional.
Sentimentos irracionais fazem sentido quando entendemos o que está por trás deles. E quando isso é claro, as respostas são óbvias e eu não preciso de conselho.
Então, por favor, ouça e apenas me ouça. E, se você quiser falar, espere um minuto por sua vez; e eu vou ouvi-lo.
A melhor resposta
A melhor maneira de ouvir é com a boca fechada. Se você está falando, você não está ouvindo.
Enquanto você estiver ouvindo, preste atenção em como o que você ouve o afeta - e não o que você acha sobre isso, mas como você está pessoalmente afetado.
Quando é hora de responder, considere a sua intenção antes de falar. As necessidades de quem vai se encontrar? Você está tentando parecer inteligente? ... Para ser apreciado? Ou é a sua intenção genuína de apoiar a outra pessoa e para compartilhar seu senso de conexão?
Conexão e compaixão são as maiores respostas, o maior presente que você pode dar. E, muitas vezes, não necessita de palavras.

Fonte: Por Jesse Lyn Stoner – Jessy Lin Stoner’s Blog