sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Melhore sua experiência com o cliente usando o poder da psicologia

A psicologia tem sido uma parte dos negócios e do marketing durante anos. Quando você pensa em cores como vermelho e amarelo, quais marcas imediatamente vêm à mente? 
Algumas possibilidades existem, se você pensou em uma cadeia de fast-food. A cor vermelha é vista como estimuladora do apetite e faz você ter mais fome, enquanto o amarelo é uma cor aberta, amigável, que promove a felicidade. 
Naturalmente, o uso da psicologia nos negócios vai muito além de opções de cores e incluem as histórias que as marcas contam para se conectar com seu público em um nível pessoal ou emocional. 
A TOMS Shoes usa o poder da psicologia positiva para vender sapatos, sugerindo que para cada par de sapatos vendido, o cliente doe um para de sapatos usados para alguém em necessidade. Seja qual for o caminho que você escolha para trilhar, a tecnologia está permitindo que as marcas sejam extremamente precisas na forma como elas empregam a psicologia para criar uma experiência de compra final, que irá fazer os clientes voltar .
Diferenciando com a experiência do consumidor
Um estudo da Walkeraponta que a experiência do cliente pode ultrapassar o preço do produto para se tornar o principal diferenciador da marca em 2020. Não é difícil imaginar por que: uma melhor experiência do cliente anda de mãos dadas com uma melhor retenção de clientes, níveis mais elevados de satisfação do cliente, e um aumento nas vendas. Então, como você melhora a experiência com o cliente? O termo em si é bastante amplo, mas aqui estão algumas das melhores áreas para começar focando.
1. Melhore o atendimento ao cliente
contribuição do serviço de atendimento ao cliente torna óbvia a experiência geral do cliente. Se você se voltar para as mais memoráveis ​​experiências de serviço de atendimento ao cliente que você já teve, a maioria delas são provavelmente extremamente negativas.  Más experiências se destacam em nossas mentes muito mais distintamente do que as boas, de modo que investir em sua central de atendimento ou call center, ajudará a melhorar a experiência com o cliente, embora seja um longo caminho a percorrerNão importa o quão incrível um produto é, os clientes não querem dar o seu dinheiro para alguém que é rude com eles.
2. Crie uma alta emocional
Mesmo quando os mercados evoluem com a tecnologia, a maioria das empresas ainda está buscando satisfazer as necessidades de seus clientes com seus produtosPlataformas de e-commerce como Tophatter têm percebido que as compras por impulso podem provocar momentos de diversão e satisfação.  
Os leilões da Tophatter, ao vivo, durante 90 segundos, estão revolucionando a descoberta pelas compras, e eles fizeram um jogo emocionante, acelerado, com a experiência de compras. 
3. Dê um pouco
Ajude os clientes a fazer uma compra quando eles estiverem indecisos, oferecendo-lhes um algo extra. Dependendo do tamanho da compra, este extra pode ser tão pequeno quanto uma amostra grátis, ou tão grande quanto um cupom de 50 por cento em uma compra futura. 
Dar algo para seus clientes pode ser especialmente eficaz quando eles não estão esperando por isso. Ajude a melhorar as chances de criar o retorno de um cliente surpreendendo-o com algo personalizado.
4. Posicione os itens de forma estratégica
Se você está vendendo em uma loja de tijolos e argamassa, ou online, pense sobre as posições em que os itens são colocados. Especialmente para os produtos que são desejos, em vez de necessidades, coloque um item de luxo ao lado de um similar mais simples, pois se torna um alarde mais razoável. 
Um relógio de R$500,00 é caro? Talvez sim, mas ao lado de um que custa R$3.000,00, se torna uma pechincha. Deixe os clientes fazerem suas comparações e tirarem suas próprias conclusões, o que irá torná-los menos cautelosos sobre uma compra que não necessariamente precisam fazer. 

A experiência do cliente é mais do que apenas mais um chavão de marketing. Como a concorrência no mercado se torna cada vez mais ferozmente competitiva, as marcas que sobem ao topo são aquelas que encontram maneiras de se destacar. 
O preço está se tornando cada vez menos importante, e todos os sinais indicam que os clientes estão dispostos a gastar mais por um produto ou serviço que agrada a suas emoções. 
Melhorar a experiência com o cliente, por vezes, pode exigir uma transformação total de práticas e valores da empresa, mas outras vezes tudo que importa é um pouco de psicologia. Comece com os passos acima e você estará bem em seu caminho para ganhar clientes para o resto da vida de sua empresa.

Referência: Inc.com