quinta-feira, 12 de abril de 2018

Você sabe quando dizer "não" sem acarretar um problema para si, e como fazê-lo?

No mundo em que vivemos precisamos estabelecer nossas prioridades. Assim, um desafio que se nos apresenta quase que diariamente e que nos faz, muitas das vezes, perder nossas prioridades, é quando sentimos a necessidade de dizer "sim" para tudo que nos apresentam. Para os casos em que dizemos "sim", estamos, na realidade, assumindo um compromisso com a pessoa que nos consultou. A partir daí, nossas prioridades passam a ficar comprometidas e ficamos sobrecarregados com problemas que não eram nossos, mas passamos a assumi-los, em uma tentativa de ajudar por uma solução.
E o pior pode acontecer: quando não conseguimos resolver, ou ajudar a resolver cada caso para o qual dissemos "sim", as pessoas que nos demandaram passam a ficar infelizes e acreditarem que não fizemos o nosso melhor. Também podemos ficar infelizes quando conhecemos a reação dos outros pelo não atendimento, ou solução. 
Via de regra, para cada caso ou consulta, podemos estar olhando apenas uma face da moeda e, ao dizermos "sim" podemos estar provocando um tiro no próprio pé.
Para evitar situações constrangedoras no futuro, precisamos procurar conhecer os dois lados da moeda. Quando conseguimos chegar a tal ponto, podemos facilmente concluir que, após a análise da situação completa, se eximir do caso, ou problema, pode ser altamente positivo para nós. É quando saber dizer "não" passa a ser positivo.
Precisamos,na verdade, entender que a maioria dos problemas que se nos apresentam podem ser evitados, com uma simples mudança da nossa mentalidade.
Lembremos sempre que a necessidade de dizer "sim" o tempo todo é um desafio para nós e aprender a dizer "não" pode vir a ser um dos nossos maiores impulsionadores de produtividade. Precisamos entender que dizer "não", não significa ser egoísta. Significa que precisamos aprender o momento certo para dizer "não" e como dizê-lo de forma construtiva.
Precisamos entender que na maior parte das vezes em que dizemos "não", isto não deve ser entendido como estarmos decepcionando um bom amigo ou alguém que sempre respeitamos. Precisamos entender que podemos não estar vivendo a nossa vida. Precisamos aprender a dizer "não", quando sentimos que estamos pressionados a dizer "sim".
Ao encararmos de frente as diversas situações que nos apresentam, poderemos facilmente verificar que à medida que aumentam o número de "sim", também aumenta a carga de atuação sobre nós. Deixamos de ter tempo para nossas prioridades.
Uma boa alternativa é procurar o equilíbrio entre os dois tipos de atuação, somente dizendo sim após analisar cada situação apresentada, no seu todo, e nossas prioridades. A administração de nosso tempo é fundamental para que nos sintamos felizes. 
Muitos profissionais dizem que pessoas de sucesso não têm medo de dizer "não". 
Danielle Rightsch, em artigo publicado ano passado no site Lifehack, relata que "Oprah Winfrey, considerada uma das mulheres mais bem sucedidas do mundo, confessou que foi muito tarde na vida, que ela aprendeu a dizer não. Mesmo depois de se tornar internacionalmente famosa, ela sentiu que tinha que dizer sim para praticamente tudo. Foi só quando percebeu que, depois de anos lutando para dizer não, "finalmente cheguei a essa pergunta: o que eu quero?""
Danielle acrescenta o que disse certa vez o  bilionário Warren Buffett: "A diferença entre pessoas bem sucedidas e pessoas realmente bem-sucedidas é que pessoas realmente bem-sucedidas dizem não a quase tudo".
Danielle acrescenta em seu artigo: "Desde cedo, estamos condicionados a dizer "sim". Nós dissemos sim, provavelmente centenas de vezes, a fim de se formar no ensino médio e, em seguida, entrar na faculdade. Nós dissemos sim para encontrar trabalho. Nós dissemos sim para obter uma promoção. Nós dissemos sim para encontrar o amor e depois sim novamente para ficar em um relacionamento. Nós dissemos sim para encontrar e manter amigos.
Dizemos sim porque é melhor ajudar alguém. Dizemos sim porque pode parecer a coisa certa a fazer. Dizemos sim porque achamos que é fundamental para o sucesso. E dizemos sim porque o pedido pode vir de alguém difícil de resistir como o chefe.
E isso não é tudo. A pressão para dizer sim não vem apenas dos outros. Nós colocamos muita pressão em nós mesmos. No trabalho, dizemos sim porque nos comparamos com os outros que parecem estar fazendo mais do que somos. Fora do trabalho, dizemos sim porque nos sentimos culpados por não estarmos fazendo o suficiente para passar tempo com a família ou amigos.
A mensagem, não importa para onde nos dirigimos, é quase sempre: “Você realmente poderia estar fazendo mais”. O resultado? Quando as pessoas nos pedem o nosso tempo, estamos fortemente condicionados a dizer sim."
Para aprendermos a dizer "não" precisamos sair de nossa zona de conforto, encarar de frente cada uma das situações que se apresentam. 
Tente agora. Diga não a um amigo que continua se aproveitando de sua boa vontade. Ou diga a alguém da sua família que você não pode emprestar dinheiro novamente porque não lhe pagou da última vez. Você se sentirá muito mais feliz.