sexta-feira, 25 de maio de 2018

Como ter pensamentos felizes e treinar seu cérebro para ser feliz instantaneamente

Em nossa vida, muitas vezes sentimos certa angústia e julgamos não ser felizes com aquilo que possuímos, ou conseguimos. Não encontramos explicação para tal estado. Muito tem se falado e escrito sobre o tema, mas às vezes coisas fáceis de serem tentadas para mudar nosso estado de espírito e atingirmos a tão esperada felicidade passam desapercebidas no nosso dia a dia.
A engenheira de Stanford, com o título de MBA, Maria Brilaki, escreveu um artigo interessante para o site Lifehack, abordando o tema, o qual reproduzo aqui neste blog, transferindo para os leitores o enfoque abordado, como indicativo para a busca da felicidade.
Maria como seu artigo com uma indagação interessante: "Seu cérebro produz pensamentos infelizes ou felizes?"
Diz ela ainda, que às vezes pensamos que são nossos genes que nos fazem o tipo de pessoa que somos. No entanto, essa não é toda a história. Muitas vezes estamos tão preocupados com o status quo que esquecemos que temos o poder de nos tornar a pessoa que queremos ser.
Se a felicidade é o que você procura, saiba que treinando seu cérebro, você pode programar sua mente para fazer você feliz. E vamos encarar isso. Quem não está pensando em ser feliz?
Veja como você pode começar a instilar pensamentos felizes em seu cérebro:
1. Você escolhe como você é feliz.
Como? Pelo tipo de pensamentos que você tem. Pensamentos positivos deixam você feliz, enquanto pensamentos negativos deixam você infeliz.
"Eu sou tão gordo". Esse é um pensamento negativo que faz você se sentir desamparado.
“Eu nunca vou conseguir isso". Outro pensamento negativo.
"Eu gosto de passar tempo com minha esposa". Um pensamento positivo que lhe traz bons sentimentos.
"Vamos sair de férias, querida!". Agora isso é emoção! A felicidade está aqui!
Por enquanto, tudo bem. Mas como você pode produzir pensamentos mais positivos para que você seja mais feliz?
2. Você pode treinar seu cérebro para ter pensamentos felizes
Ao  treinar seu cérebro para pensar mais positivamente do que negativamente, você se tornará mais feliz. Aqui está um exemplo: Você já percebeu como algumas pessoas se sentem mal quando alguém as critica, enquanto outras nunca parecem se importar?
O que a maioria das pessoas não sabe é que a forma como você reage à crítica é um hábito - um hábito de pensar.
Algumas pessoas habitualmente levam isso para o lado pessoal e se sentem infelizes, enquanto outras são habitualmente indiferentes e continuam sendo felizes.
Isso não é verdade apenas sobre críticas. É verdade sobre tudo: como você reage aos elogios; como você reage aos maus chefes; como você reage quando se sente ameaçado ou com alguém tentando se aproveitar de você.
Ao escolher ativamente diferentes pensamentos, você pode reforçar o hábito de pensar positivamente e diminuir o hábito de pensar negativamente.
Mas e as ocasiões que são realmente negativas? Isso significa que você deve negar a verdade e usar óculos cor de rosa? Não.
3. Você pode pensar positivo e ainda ser realista.
Algumas pessoas associam “pensar positivamente” a usar óculos cor-de-rosa. Não é isso que deve ser considerado.
"Eu sou tão inadequado". Isso é um pensamento negativo que traz sentimentos ruins.
"Eu sou tão inadequado, mas agora estou me exercitando e estou ficando em forma física todos os dias!". Começou como um pensamento negativo, mas foi transformado em um pensamento positivo. O resultado? Um passo mais perto da felicidade!
Você vê, a palavra "mas" é mágica: mantém seus pensamentos realistas, mas eles não os deixam mais infelizes!
4. Adicione um “mas” para transformar sua infelicidade em felicidade.
Se você pudesse adicionar um “mas” inofensivo a todo pensamento negativo que produzisse, poderia transformar todos os pensamentos negativos em pensamentos positivos.
O resultado? Você pode transformar toda sua infelicidade em felicidade! Alguns exemplos:
  • "Eu sinto que nunca vou perder peso" torna-se "Eu sinto que nunca vou perder peso, mas eu sei que existem outras pessoas que costumavam ser exatamente como eu e fizeram acontecer!"
  • "Eu nunca vou encontrar o amor" torna-se "Eu nunca vou encontrar o amor se eu continuar em casa como eu estou agora. Mas se eu começar a sair mais, minha sorte pode mudar.
  • "Eu nunca vou pagar essa dívida" se torna "Eu nunca vou pagar essa dívida, mas eu poderia pagar um pouco se eu começar a economizar algum dinheiro a mais por mês."
Veja como a palavra "mas" é poderosa! É como ter uma varinha mágica de felicidade!
5. Quanto mais você se acostumar a adicionar um “mas”, melhor será o resultado da felicidade.
No começo, você precisará praticar. Adicionar um “mas” aos seus pensamentos negativos não vem naturalmente quando você está apenas começando.
No entanto, quanto mais você faz isso, mais seu cérebro cria caminhos neurais que constroem o hábito de pensar “mas”, automaticamente toda vez que você pensa negativamente.
Essa técnica “mas”, literalmente mudará a estrutura do seu cérebro e elevará seu nível de felicidade dramaticamente. Ser feliz pode ser assim tão fácil.
6. Pare de fazer afirmações sem sentido.
Muitas pessoas tentam saltar para o pensamento feliz diretamente do pensamento infeliz. Então, ao invés de pensar “eu sou tão inadequado, mas agora estou me exercitando e ficando mais em forma física todos os dias”, eles pensam “estou em forma”. Eles saltaram de "Estou tão inadequado" para "Estou em forma".
O problema é que geralmente essas afirmações e "pensamentos felizes" não são realmente pensamentos felizes. Eles, ao contrário, deixam você infeliz. Por quê? Porque você não acredita neles.
Se você acredita que não é adequado, não pode se enganar acreditando que está em forma. No entanto, você pode acreditar que pode ficar em forma.
E é por isso que a técnica do "mas" funciona tão maravilhosamente. Assim como a técnica “e se”, ela aceita onde você está, mas mostra a estrada à frente.
Identifique seu pensamento negativo e como você pode transformá-lo em um pensamento positivo com o simples uso de um "mas", agora. Hoje é o dia em que você pode começar a treinar seu cérebro para ser feliz!