Muito se fala sobre a jornada de um candidato a emprego. A maioria das pessoas teve alguns trabalhos diferentes nos últimos dois
anos, portanto, não se pode pensar que a busca por um novo emprego seria uma
segunda experiência. Talvez o estresse e a incerteza durante
a procura de um emprego, independentemente se você tem outro enquanto busca um novo,
nunca diminui até a descoberta de uma nova posição.
Seja realista
Durante o período de procura por um novo emprego, deve-se levar em
consideração pontos da seguinte natureza:
- Não esquecer que somos humanos.
- Desligar-se da preocupação com a procura do emprego, de vez em quando.
- Não esquecer sua rede de relacionamentos; ela é muito importante nessa hora.
- Não ter medo de falhar ou fazer ajustes
O que você está esquecendo?
Posts deste tipo podem estar sendo lidos por empresários, comerciantes,
vendedores e outros mais. Na correria do dia a dia, procurando ler o conteúdo de um post, responder
a um Tweet ou analisar um infográfico, algumas coisas são perdidas. Quando se está em busca de um emprego, por outro lado, certas coisas não
podem ser esquecidas, com relação ao marketing.
- Em sua busca por analisar o conteúdo de um site, um post de um blog , um email, uma folha impressa, muitas das vezes você trabalha sem se aprofundar no escopo de seu objetivo. Via de regra é fácil esquecer que você está, em última instância, lidando com outros seres humanos. Sim, às vezes você está online, mas os outros ainda são humanos, antes de qualquer coisa. Existe o fator humano muito real em seu trabalho e relacionamentos, que você não pode negligenciar. Bryan Kramer, em seu livro Human to Human: #H2H (“De Humano para Humano: #H2H), explora as muitas facetas de como e porque a comunicação hoje precisa ser ajustada para se manter viva com a evolução constante de cada um e com o movimento rápido em um mundo social e digital. Através de histórias de sua própria experiência como presidente de uma empresa de marketing do Vale do Silício, ele inspira novas maneiras de encontrar o senso de comunidade em nossa humanidade, como também apresenta ferramentas práticas para pensar como um comerciante humano, por outro lado. Segundo sua filosofia, "Não há B2B ou B2C, há apenas H2H". Quando é considerado quem são os tomadores de decisão ou quem gasta o dinheiro, o candidato a uma vaga de emprego deve apelar para sua estratégia de marketing. Às vezes é fácil de identificá-los como "homem de negócios" ou "consumidores" quando na realidade eles são "humanos". Eles têm sentimentos, objetivos, sonhos, famílias e relacionamentos. Os dados então analisados podem ser valiosos e fornecer tendências, mas na realidade existe um ser humano por trás de cada número.
- Em um único dia só há um certo número de horas. Você pode ser pego em um ciclo social durante 24/7 pelos clientes e pensar que você é casado com seus computadores e dispositivos móveis. Há momentos, no meio de um grande projeto por um negócio de milhões de dólares, que você tem de ficar alerta e na maioria das vezes, um tweet pode esperar e um post pode ser escrito amanhã. Por vezes, é necessário ficar desligado e prestar mais atenção à sua família, que é, vamos ser honestos, a nossa motivação para trabalhar tão duro. Afaste-se, vá passear, saia para o litoral, desligue o telefone, desligue-se das notícias, esteja ciente do que se passa à sua volta e respire a beleza da natureza que o rodeia.
- As pessoas de seus relacionamentos podem encontrá-lo de alguma forma. Não importa quão bem conectado você está online, o que importa são os relacionamentos significativos, pessoais de quem você irá conseguir alguma coisa. E por pessoal entenda-se mais do que apenas um post no facebook ou uma curtida. Ou seja, as distâncias podem ser cobertas com telefonemas ou chats de vídeo. O que deve ser considerado é encontrar novos conteúdos para seu desenvolvimento ou que alguns outros dados indiquem uma tendência, uma vez que seus relacionamentos importam muito mais do que alguns poucos dados. Todo o sucesso do marketing no mundo não tem sentido se você esquecer de ter as suas prioridades em ordem. Há muitas histórias por aí de pessoas altamente bem sucedidas que parecem que têm tudo isso junto, mas por dentro são muito solitárias, porque eles não prestaram atenção às pessoas mais importantes em suas vidas.
- Haverá momentos em que as coisas não estarão funcionando e isso é bom, continue tentando. Você pode ter enviado mais de duzentos currículos e e-mails respondendo a anúncios de todo o país. Como retorno, podem ter surgido muito poucas entrevistas e oportunidades. Às vezes, isto pode ser considerado como uma rejeição pessoal. É preciso considerar que a estratégia que você vem adotando é o caminho certo, mas pode levar algum tempo para produzir resultados. Se realmente você acreditar no que está fazendo, continue sem esmorecer, nem parar.
- Além disso, você não deve ter medo de promover ajustes. Os currículos devem ser variados em suas formas de apresentação, bem como as cartas de apresentação, considerando que se destinam a uma variedade de descrições de cargos. A estratégia de procura de emprego deve se ajustar inúmeras vezes. Ajustes serão sempre necessário; às vezes alguns acertarão a “mosca” e outros vão exigir muito mais atenção e tempo.
É fato que você não pode esquecer os fatores humanos ao fazer o seu trabalho. Se você mantiver o equilíbrio,
sendo capaz de manter o foco sobre o que o mantém fundamentado na realidade,
não tenha medo de falhar, isto vai ajudar você a ser um profissional de marketing
mais eficazl, independentemente da quantidade de tempo que passarl
trabalhando.