Muitos de nós vivemos assoberbados com múltiplas atividades - a famosa multitarefa. Procuramos alternativas para superar esta loucura, mas nada nos ajuda a vencer este monstro que surgiu em nossas vidas.
Por exemplo, enquanto escrevo este post, parei para verificar um alerta que surgiu na tela de meu laptop. Um alerta sem grande interesse para o momento.
Se você é como a maioria das pessoas, você já experimentou a constante alternância entre verificar e-mails, mensagens de texto, falar ao celular e navegar na internet - tudo ao mesmo tempo.
Um relatório recente que recebi na minha caixa de entrada fez com que eu voltasse a vestir o manto de parar a loucura multitarefa.
De acordo com um estudo na Universidade de Sussex, atividades em multitarefa constante realmente danificam seu cérebro. O estudo relatou que as pessoas que regularmente vivem na multitarefa têm menor densidade cerebral na região de seu cérebro que é responsável por:
Empatia - a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos do outro.
Controle cognitivo - o gerenciamento mental que permite que o processamento e o comportamento da informação sejam adaptáveis, dependendo dos objetivos reais, em vez de rígidos e inflexíveis.
Controle emocional - este é o controle consciente (ou inconsciente) da emoção ou do humor. É um mecanismo de enfrentamento que depende de um compromisso proativo mental ou comportamental para controlar as emoções.
Eu não sei o que você pensa, mas acredito que os líderes precisam de toda a empatia, controle cognitivo e controle emocional que possam obter. Perder qualquer capacidade nessas áreas não é o caminho para uma maior produtividade e obter o engajamento de funcionários - muito menos de uma marca executiva ou uma presença vencedora.
O mais importante está no fato de que, eliminar a multitarefa não é realmente tão difícil de praticar, mas é mais uma questão de mudar um hábito.
Aqui estão quatro novas rotinas que você pode implementar para superar a multitarefa.
1. Torne-se um respondedor de lote - Responda por atacado (em bloco)
Em vez de responder um e-mail tão logo ele apareça em sua caixa de entrada, determine períodos de tempo específicos quando você lerá e responderá a todos os e-mails recebidos. Estes horários definidos podem estar no início de cada hora ou duas vezes por dia. Desta forma, você evita a interrupção constante para atender os e-mails que aparecem em sua caixa de entrada e reduz diretamente sua multitarefa.
2. Organize e guarde tudo que receber por escrito
Crie um sistema que tenha como objetivo lhe permitir concentrar todas as tarefas recebidas por escrito. Em vez de sentir a pressão para atender cada item imediatamente (sem se esquecer deles), seu cérebro poderá relaxar, estar seguro, sabendo que você tem o item identificado e armazenado para uma análise tranquila no momento que julgar adequado.
3. Coloque-se no modo de isolamento
Existe um projeto urgente que você precisa terminar? Quando você está diante de um projeto de curto prazo de execução, ou um trabalho que requer atenção focada, uma das melhores práticas é isolar-se. Você pode fazer isso empregando uma das seguintes formas:
- Deixar seus colegas saberem que você estará indisponível por um certo período de tempo e retornará seus e-mails, chamadas, etc., posteriormente.
- Abandone as distrações mudando-se fisicamente para uma sala, sozinho, colocando um sinal "por favor não perturbe" na porta e fechando-a.
- Fechando o seu programa de e-mail, desligando o seu telefone, ou bloqueando a navegação na internet (a menos que você precise de consultar alguns deles para o projeto em que está trabalhando)
4. Organize-se para ter algum período livre
Em vez de reservar cada minuto de cada dia de trabalho, deixe algum horário livre, quando você poderá tratar qualquer coisa nova que apareça, ou processar itens antigos que estiveram em suspenso.
Por último, se tudo isso não for suficiente para inspirar você a parar de navegar na internet e falar ao telefone simultaneamente, considere um estudo feito na Universidade de Londres, que descobriu que a multitarefa teve um efeito negativo no QI, que foi quase três vezes maior do que fumar maconha.
Então, desligue o seu telefone celular, feche seu programa de e-mail e dê toda a atenção para uma coisa de cada vez. Acredite, seu cérebro irá agradecer-lhe.
Torne-se um líder mais empático e inteligente, aprimorando esses quatro hábitos.
Referência para o texto: Inc.com - Karen Tiber Leland - President, Sterling Marketing Group