No mundo em que vivemos precisamos estabelecer nossas prioridades. Assim, um desafio que se nos apresenta quase que diariamente e que nos faz, muitas das vezes, perder nossas prioridades, é quando sentimos a necessidade de dizer "sim" para tudo que nos apresentam. Para os casos em que dizemos "sim", estamos, na realidade, assumindo um compromisso com a pessoa que nos consultou. A partir daí, nossas prioridades passam a ficar comprometidas e ficamos sobrecarregados com problemas que não eram nossos, mas passamos a assumi-los, em uma tentativa de ajudar por uma solução.
E o pior pode acontecer: quando não conseguimos resolver, ou ajudar a resolver cada caso para o qual dissemos "sim", as pessoas que nos demandaram passam a ficar infelizes e acreditarem que não fizemos o nosso melhor. Também podemos ficar infelizes quando conhecemos a reação dos outros pelo não atendimento, ou solução.
Via de regra, para cada caso ou consulta, podemos estar olhando apenas uma face da moeda e, ao dizermos "sim" podemos estar provocando um tiro no próprio pé.
Para evitar situações constrangedoras no futuro, precisamos procurar conhecer os dois lados da moeda. Quando conseguimos chegar a tal ponto, podemos facilmente concluir que, após a análise da situação completa, se eximir do caso, ou problema, pode ser altamente positivo para nós. É quando saber dizer "não" passa a ser positivo.
Precisamos,na verdade, entender que a maioria dos problemas que se nos apresentam podem ser evitados, com uma simples mudança da nossa mentalidade.
Lembremos sempre que a necessidade de dizer "sim" o tempo todo é um desafio para nós e aprender a dizer "não" pode vir a ser um dos nossos maiores impulsionadores de produtividade. Precisamos entender que dizer "não", não significa ser egoísta. Significa que precisamos aprender o momento certo para dizer "não" e como dizê-lo de forma construtiva.
Precisamos entender que na maior parte das vezes em que dizemos "não", isto não deve ser entendido como estarmos decepcionando um bom amigo ou alguém que sempre respeitamos. Precisamos entender que podemos não estar vivendo a nossa vida. Precisamos aprender a dizer "não", quando sentimos que estamos pressionados a dizer "sim".
Ao encararmos de frente as diversas situações que nos apresentam, poderemos facilmente verificar que à medida que aumentam o número de "sim", também aumenta a carga de atuação sobre nós. Deixamos de ter tempo para nossas prioridades.
Uma boa alternativa é procurar o equilíbrio entre os dois tipos de atuação, somente dizendo sim após analisar cada situação apresentada, no seu todo, e nossas prioridades. A administração de nosso tempo é fundamental para que nos sintamos felizes.
Muitos profissionais dizem que pessoas de sucesso não têm medo de dizer "não".
Danielle Rightsch, em artigo publicado ano passado no site Lifehack, relata que "Oprah Winfrey, considerada uma das mulheres mais bem sucedidas do mundo, confessou que foi muito tarde na vida, que ela aprendeu a dizer não. Mesmo depois de se tornar internacionalmente famosa, ela sentiu que tinha que dizer sim para praticamente tudo. Foi só quando percebeu que, depois de anos lutando para dizer não, "finalmente cheguei a essa pergunta: o que eu quero?""
Danielle acrescenta o que disse certa vez o bilionário Warren Buffett: "A diferença entre pessoas bem sucedidas e pessoas realmente bem-sucedidas é que pessoas realmente bem-sucedidas dizem não a quase tudo".
Danielle acrescenta em seu artigo: "Desde cedo, estamos condicionados a dizer "sim". Nós dissemos sim, provavelmente centenas de vezes, a fim de se formar no ensino médio e, em seguida, entrar na faculdade. Nós dissemos sim para encontrar trabalho. Nós dissemos sim para obter uma promoção. Nós dissemos sim para encontrar o amor e depois sim novamente para ficar em um relacionamento. Nós dissemos sim para encontrar e manter amigos.
Dizemos sim porque é melhor ajudar alguém. Dizemos sim porque pode parecer a coisa certa a fazer. Dizemos sim porque achamos que é fundamental para o sucesso. E dizemos sim porque o pedido pode vir de alguém difícil de resistir como o chefe.
E isso não é tudo. A pressão para dizer sim não vem apenas dos outros. Nós colocamos muita pressão em nós mesmos. No trabalho, dizemos sim porque nos comparamos com os outros que parecem estar fazendo mais do que somos. Fora do trabalho, dizemos sim porque nos sentimos culpados por não estarmos fazendo o suficiente para passar tempo com a família ou amigos.
A mensagem, não importa para onde nos dirigimos, é quase sempre: “Você realmente poderia estar fazendo mais”. O resultado? Quando as pessoas nos pedem o nosso tempo, estamos fortemente condicionados a dizer sim."
Para aprendermos a dizer "não" precisamos sair de nossa zona de conforto, encarar de frente cada uma das situações que se apresentam.
Tente agora. Diga não a um amigo que continua se aproveitando de sua boa vontade. Ou diga a alguém da sua família que você não pode emprestar dinheiro novamente porque não lhe pagou da última vez. Você se sentirá muito mais feliz.
Sorocaba (pronuncia-se: so̞ɾo̞ˈkabɐ) é um município brasileiro da Região Metropolitana de Sorocaba, da Mesorregião Macro Metropolitana Paulista e da Microrregião de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo.
As bases físicas sobre as quais se encontra o município começaram a ganhar forma há milhões de anos, com a definição geológica da bacia do rio Sorocaba, na chamada depressão periférica.
Os bandeirantes passavam por essa região quando iam para Minas Gerais e Mato Grosso à procura de ouro, prata e ferro.
O primeiro ciclo a marcar a vida econômica de Sorocaba foi o bandeirismo, quando os Sorocabanos aprofundaram-se além das linhas de Tordesilhas, montando entrepostos comerciais e de mineração.
Em 1852, apareceram as primeiras tentativas fabris. No entanto, o comércio do algodão cru revertia melhores lucros aos Sorocabanos. A cultura do algodão desenvolveu-se grandemente, a ponto de levar Luís Mateus Maylasky, o maior comprador de algodão da zona, a construir, em 1870, a Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) inaugurada em 1875. A ferrovia foi um dos fatores do desenvolvimento industrial, que teve início com a Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, primeira metalúrgica em escala industrial da América Latina, de onde saiu um dos grandes Sorocabanos, Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro.
A partir da queda das exportações do algodão, os Sorocabanos passaram a industrializar a fibra na própria cidade. Assim, Manuel José da Fonseca inaugurou, em 1882, a fábrica de tecido Nossa Senhora da Ponte; logo em 1890, apareceram as fábricas Santa Rosália e Votorantim, que deram início ao parque industrial de Sorocaba juntamente com as indústrias têxteis de origem inglesa que se instalaram na cidade, tornando-a conhecida como a "Manchester paulista".
O declínio da indústria têxtil fez com que a cidade buscasse novos caminhos e, a partir da década de 1970, diversificou o seu parque industrial, hoje com mais de 1.700 empresas: entre elas, algumas das principais do país.
O parque industrial de Sorocaba possui excelente infraestrutura rodoviária, transportes públicos, rede de energia elétrica, telecomunicações, deposição de lixo e resíduos industriais, água e esgoto, com mais de 25.000.000 de metros quadrados.
As principais atividades econômicas são: indústrias de máquinas, siderurgia e metalurgia pesada, indústria automobilística, autopeças, mecânicas, indústrias têxteis, equipamentos agrícolas, químicas, petroquímicas farmacêuticas, papel e celulose, produção de cimento, energia eólica, eletrônica, ferramentas, telecomunicações entre outras, tornando-se assim uma cidade dinâmica e de boa situação econômica.
Áreas verdes - Sorocaba conta com 21 parques municipais, entre os quais podem ser citados.
- Parque João Câncio Pereira (Água Vermelha) - possui um alqueire de terra com três lagos, palmeiras e árvores frutíferas, sendo um ótimo espaço de lazer.
- Parque Ouro Fino - é uma área de fundo de vale com uma riqueza natural e sua mata ciliar. Possui playground, campo de futebol e mesas para piqueniques.
- Parque da Biquinha - tem uma topografia privilegiada por fazer parte de uma bacia hidrográfica com um lago e várias quedas de água, foi criado em 1976. Várias mudas de plantas de várias regiões brasileiras foram plantadas para o enriquecimento da paisagem e servindo como atrativo para diversas espécies de animais. Possui área apropriada para lazer, quiosques com churrasqueiras, local para piqueniques, playground e um delicado orquidário.
- Parque Natural dos Esportes Chico Mendes - é bastante apropriado para a prática de esportes e caminhada, o parque é uma área verde com uma cobertura vegetal predominante de eucaliptos e mata ciliar preservada, com 145 mil metros quadrados. Podem ser observados vários animais, como araras, pavões, patos e gansos. Foi criado em 22 de dezembro de 1977 e é apropriado para a realização de atividades educativas e eventos como a Expo-verde, feira de plantas e flores que conta com exposição de pesquisas realizados pelas universidades da região.
- Parque Zoológico Municipal de Sorocaba - considerado um dos zoológicos mais completos da América Latina destaca-se por suas características que se apoiam na educação, lazer, pesquisa e conservação. Ocupa área de 150.000 metros quadrados, dos quais 17.000 são ocupados por um lago e outros 36.000 por vegetação natural da mata Atlântica. Está localizado no bairro Vila Hortênsia, na zona leste da cidade.
- Jardim Botânico de Sorocaba.
- Parque do Paço Municipal - área onde se encontra o Conjunto Arquitetônico do Alto da Boa Vista (Palácio dos Tropeiros, Teatro Municipal Teotônio Vilela, Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger" e Câmara Municipal de Sorocaba). Possui área verde, equipamentos de exercício físicos, Pista de Caminhada “Odilon Araújo” e playground.
- Parque Carlos Alberto de Sousa - está situado na Av. Antônio Carlos Comitre, Parque Campolim (espelho d'água, três pistas de caminhada, ilha de alongamento, equipamentos de exercícios).
- Parque Maestro Nilson Lombardi - situa-se na avenida Américo Figueiredo, no Jardim Ipiranga. Conta com anfiteatro para 1.200 pessoas, ciclovia, pista de skate, duas quadras poliesportivas, pista de caminhada, entre outras atividades de lazer.
- O Parque Kasato Maru - é um jardim japonês situado no cruzamento das avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luís. Inaugurado em 2008, em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, os projetos arquitetônico e paisagístico do parque trazem elementos presentes na cultura e religião do Japão. Com cerca de 8 mil m² e um espelho d'água natural, a entrada do parque possui um Torii. Na outra extremidade há um globo terrestre metálico, com 4,5 metros de diâmetro, representando a rota percorrida pelo navio Kasato Maru. Sobre o espelho d'água foi implantada uma ponte Taiko Bashi, com formato de arco, estrutura metálica e piso de madeira, um deque de madeira e rochas em suas margens. O espaço ainda oferece pista de caminhada, em concreto estampado, gramado, mudas de árvores e plantas típicas do oriente, como azálea, túia e buchinho, e uma cascata de pedras.
- Parque Miguel Gregório de Oliveira - é um dos maiores da cidade e está localizado entre os bairros Júlio de Mesquita Filho (Sorocaba 1) e Wanel Ville. Possui pista de caminhada e é aberto ao público 24 horas.
- Parque dos Espanhóis - uma homenagem à colônia espanhola em Sorocaba. O local onde funcionou o Centro Social Urbano - CSU está numa área de mais de 40.000 m² e custou aos cofres públicos quase R$1.000.000,00 em reformas, novos espaços, equipamentos, paisagismo e adaptações.
Economia
Ao longo dos últimos vinte anos, a cidade vem passando por diversos projetos de urbanização, tornando-se, hoje, uma das mais desenvolvidas do país. Sorocaba recebeu urbanização de ruas e avenidas, se preparando para o tráfego intenso que recebe diariamente, principalmente de veículos de outras cidades (microrregião de Sorocaba).
Considerado o centro financeiro de Sorocaba, o Parque Campolim é um dos bairros mais caros do país, com o valor do metro quadrado superior a oito mil reais, superando cidades como Londrina, Ribeirão Preto e Campinas. Estima-se que cerca de 250 mil carros circulem diariamente pela Avenida Antônio Carlos Comitre, principal via do bairro.
O Aeroporto de Sorocaba, com instalações da Embraer e Gulfstream, é considerado o aeroporto executivo mais movimentado da América do Sul, recebendo mais de 200 voos por dia.
Em 2017 Sorocaba foi eleita a décima melhor cidade do Brasil para viver.
A cidade é um importante polo industrial do estado de São Paulo e do Brasil e sua produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB acima dos R$ 32 bilhões, o décimo nono maior do país, a frente de capitais como São Luís, Belém, Vitória, Natal e Florianópolis.
As principais bases de sua economia são os setores de indústria, comércio e serviços, com mais 22 mil empresas instaladas, sendo mais de duas mil delas indústrias.
As áreas produtivas de Sorocaba e Campinas foram as principais responsáveis pela descentralização industrial da região metropolitana de São Paulo entre os anos de 2000 a 2010.
Parque Tecnológico
O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) é um ambiente criado para atrair e acomodar empresas intensivas em tecnologia, instituições de ensino e pesquisa, assim como empresas de consultoria ou organizações, públicas e/ou privadas, que possam oferecer serviços de apoio técnico e de mercado. Desta forma, o PTS facilita, às partes interessadas, o acesso ao conhecimento bem como ao mercado, pela aproximação com possíveis desenvolvimentos e inovação tecnológica assim como oportunidades comerciais, em nível nacional e internacional. Com 1 milhão de m² ao todo, o Parque Tecnológico de Sorocaba se diferencia dos demais, por não abrigar o setor produtivo das empresas, mais sim seus laboratórios de Pesquisa e desenvolvimento (P&D). Diferente da maioria dos empreendimentos do gênero, ele reúne em um mesmo ambiente 10 universidades distintas, além de escritórios de entidades certificadoras e registro de marcas e patentes. Foi investido aproximadamente R$ 70 milhões nessa primeira fase, incluindo recursos da Prefeitura e do Governo do Estado.
O espaço está à disposição de empresas e empreendedores interessados em agilizar o seu processo de inovação. No local são prestados serviços de orientação para elaboração de projetos, propriedade intelectual, desenvolvimento de produtos, apoio jurídico, captação de recursos e empreendedorismo. Iniciativa inédita no país pretende alavancar o setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), influenciando na geração de empregos e no aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de Sorocaba.
Educação
Sorocaba possui cinco universidades, sendo duas públicas: UNESP Sorocaba e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), duas comunitárias: Universidade de Sorocaba (UNISO) e Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e uma privada: Universidade Paulista (UNIP).
Possui também sete faculdades, entre elas, a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), Faculdade Ipanema, Faculdade de Tecnologia do estado de São Paulo - Sorocaba (FATEC-SO), Faculdade de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Sorocaba (FEFISO), Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC), Anhanguera Educacional, e União das Instituições Educacionais de São Paulo (UNIESP), entre outras escolas.
São quatrocentas escolas públicas, municipais e privadas, de ensino fundamental a médio, muitas com cursos profissionalizantes. Também estão presentes na cidade grandes instituições como o SENAI, Senac, Escola Técnica Estadual Rubens de Faria e Sousa, Escola Técnica Estadual Fernando Prestes, Escola Técnica de Sorocaba e o Colégio Politécnico de Sorocaba (instituição filantrópica), abriga também o colégio modelo de Sorocaba, a escola Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, conhecida também como "Estadão". Cultura
Constituída em 1992 como uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, a Fundação de Desenvolvimento Cultural (FUNDEC) é responsável por boa parte da agenda cultural da cidade de Sorocaba. Administra a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, o Instituto Municipal de Música, os núcleos de Informações, Corais, Danças e Artes Cênicas, o Cineclube Municipal, os grupos de MPB e Jazz, Choro e Cordas, a Banda Sinfônica, o Espaço de Exposições e a Usina Cultural. Tem sua sede no antigo Teatro São Rafael, construído em 1844 em pleno coração da cidade. Já serviu de abrigo para a Prefeitura de 1935 a 1980 e para a Câmara Municipal de Sorocaba de 1982 a 1999.
Os teatros mais importantes de Sorocaba são Teatro Municipal Teotônio Vilela, Teatro Armando Pannunzio (SESI), Teatro América, Teatro do SESC.
Entre os museus há o Museu Histórico Sorocabano, o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, Casa de Aluísio de Almeida, Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba, Museu do Tropeirismo, Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, Museu da Imagem e do Som de Sorocaba e Museu de História Militar de Sorocaba.
Os principais monumentos de Sorocaba são: Canhões da Praça Dr. Arthur Fajardo; Pelourinho; Monumento a Baltasar Fernandes; Marco da Revolução Liberal; Monumento aos Bandeirantes; Monumento a Luís Mateus Maylasky; Monumento ao Tropeiro; Monumento ao Algodão; Obelisco ao Pracinha da Força Expedicionária Brasileira; Monumento a João de Camargo; Monumento à Mãe Preta; Monumento a Rafael Tobias de Aguiar; Cruz de Ferro, entre muitos outros.
Outros locais de interesse são: Mercado Municipal; Casa de Aluísio de Almeida; Casarão do Brigadeiro Tobias; Espaço Cultural Municipal; Usina Cultural; a Oficina Cultural Regional Grande Otelo; Capela de João de Camargo; Capela do Divino; Igreja de Sant’Ana e Mosteiro de São Bento; Catedral Metropolitana de Sorocaba; Igreja de Aparecidinha; Capela Nossa Senhora da Penha.
A chave para manter elevada produtividade em qualquer tarefa que se enfrenta é manter o foco na realização da mesma. É bem sabido que muitas das vezes isto não acontece, por diversas razões e fatos que distraem a atenção, diminuem a concentração.
Portanto, se torna importante saber como se concentrar, sem o que, nunca seremos capazes de pensar com clareza, resolver problemas, tomar decisões ou lembrar de coisas relevantes. É importante se manter focado na tarefa, mas isto está se tornando cada vez mais difícil. Diversas coisas que acontecem ao nosso redor podem nos tirar do foco naquilo que estejamos fazendo, em qualquer momento.
Toda vez que a mente se desvia do trabalho que está sendo realizado, precisamos perder tempo e energia para voltar aos trilhos. Um estudo recente da Universidade da Califórnia mostrou que as pessoas levam em média 25 minutos e 26 segundos para voltar ao trabalho após uma interrupção. Isso significa que toda vez que algo nos tira a atenção da tarefa que está sendo executada, perdemos quase meia hora do nosso precioso tempo.
Interrupções podem acontecer de forma inesperada, mas quando acontecem várias vezes por dia, desperdiçamos muito tempo e energia.
É preciso estar atento sobre a razão de ser tão difícil manter o foco e o que se pode fazer para reduzir as distrações, sendo mais produtivo e aumentando o foco.
Alguns fatores que muitas das vezes não se considera podem gerar a dificuldade de concentração na tarefa que estamos realizando. Deve-se prestar atenção se estamos fisicamente comprometidos, o que afeta sobremaneira nossa concentração. Tudo fica mais difícil quando alguém se sente doente ou cansado. Se não dormimos o suficiente, a mente está fadada a vagar.
O corpo humano deve estar em movimento, mas muitos de nós vivemos um estilo de vida sedentário. Não fazemos exercícios suficientes, o que é outro motivo comum para se perder o foco rapidamente. O exercício ajuda o corpo a regular os hormônios e processar a insulina. Também alivia sintomas de depressão e ansiedade.
Um estudo britânico descobriu que o desempenho do trabalho das pessoas era melhor nos dias em que eles se exercitavam. Neste estudo foi solicitado a trabalhadores entrevistados que relatassem quais aspectos mais influenciavam no desempenho de suas tarefas, naqueles dias em que eles se exercitavam. Os resultados numéricos apontaram uma melhora nas habilidades mentais e sociais da ordem de 79%; para a capacidade de lidar com o estresse, o índice de melhora alcançado foi 27%; para a capacidade de cumprir prazos, o índice verificado foi 22%; já para melhora nos níveis de concentração, chegaram a 21%; a melhora na motivação apresentou um valor de 41% e a melhora para a gestão do tempo, chegou a 72%.
Também o que se come e bebe pode ter um papel importante na capacidade de se adaptar ao trabalho. Uma boa hidratação, para começar, é importante, pois o corpo possui cerca de 60% de água. Se está desidratado, vai se sentir lento e o cérebro não será capaz de funcionar bem.
Problemas digestivos e bactérias intestinais desequilibradas também são prejudiciais, não importando o que se esteja fazendo. Um sistema digestivo afetado é desconfortável, mas também impede que se faça uso de todos os nutrientes constantes na comida ingerida. Isso significa que, mesmo se estivermos comendo bem, talvez não estejamos recebendo a nutrição que ajuda você na concentração.
Por exemplo, as vitaminas B são essenciais para a digestão e as esgotamos rapidamente quando estamos expostos ao estresse. A falta de vitaminas do complexo B quase certamente fará com que nos sintamos enjoados.
Estes são alguns dos muitos fatores que afetam a capacidade de concentração quando alguma tarefa é realizada. Portanto é preciso estar atento aos momentos em que a concentração é diminuída, para avaliar os fatores influenciadores para tal.