A chave para manter elevada produtividade em qualquer tarefa que se enfrenta é manter o foco na realização da mesma. É bem sabido que muitas das vezes isto não acontece, por diversas razões e fatos que distraem a atenção, diminuem a concentração.
Portanto, se torna importante saber como se concentrar, sem o que, nunca seremos capazes de pensar com clareza, resolver problemas, tomar decisões ou lembrar de coisas relevantes. É importante se manter focado na tarefa, mas isto está se tornando cada vez mais difícil. Diversas coisas que acontecem ao nosso redor podem nos tirar do foco naquilo que estejamos fazendo, em qualquer momento.
Toda vez que a mente se desvia do trabalho que está sendo realizado, precisamos perder tempo e energia para voltar aos trilhos. Um estudo recente da Universidade da Califórnia mostrou que as pessoas levam em média 25 minutos e 26 segundos para voltar ao trabalho após uma interrupção. Isso significa que toda vez que algo nos tira a atenção da tarefa que está sendo executada, perdemos quase meia hora do nosso precioso tempo.
Interrupções podem acontecer de forma inesperada, mas quando acontecem várias vezes por dia, desperdiçamos muito tempo e energia.
É preciso estar atento sobre a razão de ser tão difícil manter o foco e o que se pode fazer para reduzir as distrações, sendo mais produtivo e aumentando o foco.
Alguns fatores que muitas das vezes não se considera podem gerar a dificuldade de concentração na tarefa que estamos realizando. Deve-se prestar atenção se estamos fisicamente comprometidos, o que afeta sobremaneira nossa concentração. Tudo fica mais difícil quando alguém se sente doente ou cansado. Se não dormimos o suficiente, a mente está fadada a vagar.
O corpo humano deve estar em movimento, mas muitos de nós vivemos um estilo de vida sedentário. Não fazemos exercícios suficientes, o que é outro motivo comum para se perder o foco rapidamente. O exercício ajuda o corpo a regular os hormônios e processar a insulina. Também alivia sintomas de depressão e ansiedade.
Um estudo britânico descobriu que o desempenho do trabalho das pessoas era melhor nos dias em que eles se exercitavam. Neste estudo foi solicitado a trabalhadores entrevistados que relatassem quais aspectos mais influenciavam no desempenho de suas tarefas, naqueles dias em que eles se exercitavam. Os resultados numéricos apontaram uma melhora nas habilidades mentais e sociais da ordem de 79%; para a capacidade de lidar com o estresse, o índice de melhora alcançado foi 27%; para a capacidade de cumprir prazos, o índice verificado foi 22%; já para melhora nos níveis de concentração, chegaram a 21%; a melhora na motivação apresentou um valor de 41% e a melhora para a gestão do tempo, chegou a 72%.
Também o que se come e bebe pode ter um papel importante na capacidade de se adaptar ao trabalho. Uma boa hidratação, para começar, é importante, pois o corpo possui cerca de 60% de água. Se está desidratado, vai se sentir lento e o cérebro não será capaz de funcionar bem.
Problemas digestivos e bactérias intestinais desequilibradas também são prejudiciais, não importando o que se esteja fazendo. Um sistema digestivo afetado é desconfortável, mas também impede que se faça uso de todos os nutrientes constantes na comida ingerida. Isso significa que, mesmo se estivermos comendo bem, talvez não estejamos recebendo a nutrição que ajuda você na concentração.
Por exemplo, as vitaminas B são essenciais para a digestão e as esgotamos rapidamente quando estamos expostos ao estresse. A falta de vitaminas do complexo B quase certamente fará com que nos sintamos enjoados.
Estes são alguns dos muitos fatores que afetam a capacidade de concentração quando alguma tarefa é realizada. Portanto é preciso estar atento aos momentos em que a concentração é diminuída, para avaliar os fatores influenciadores para tal.
Referência para o texto: Lifehack