Peter Temple escreveu artigo no qual aborda a super abundância de slides em uma apresentação, o que ele afirma ser muito comum.
Isto ocorre porque a maioria dos apresentadores quando se encontra diante de uma plateia, ali está pelo conhecimento que detém sobre o assunto a ser exposto. No entanto, na maioria das vezes, mesmo sendo brilhantes, eles estão tão perto de sua paixão que se esquecem de que o que é tão óbvio para eles não é para o seu público.
Justamente a respeito disso, Peter Templo diz que, com sua experiência de palestrante profissional e treinador, uma das maiores lições que obteve foi "aprender a limitar a quantidade de informação quando se comunicava em qualquer sessão. Muita informação cria sobrecarga e uma vez que o público se sente sobrecarregado, ele se fecha."
Assim, quando uma apresentação é preparada devemos levar em consideração que a quantidade de informação em cada slide é crítica. Muita informação pode ser fatal para o seu público. Se ele não se alinhar com o que você diz, pode se tornar muito complicado para o público acompanhar a apresentação. É neste ponto que reside a maioria dos desafios no ambiente corporativo.
Alguns pontos devem ser lembrados sempre que nos preparamos para montar uma apresentação.
- Um membro da plateia não consegue ler seus slides e ouvi-lo ao mesmo tempo. Por isso, você não deve sobrecarga o Said
- A maioria do público não está sentado em mesas, com um lugar conveniente para tomar notas. Então, é melhor você fazer com que seu ponto principal seja super simples, ou as chances são de o público passar direto sobre pontos importantes.
- Slides não são substitutos para um relatório escrito. O apresentador deve prepara cada slide de forma a não incluir tudo o que sabe em uma tela pequena. Só vai irritar a plateia. Apenas mostre o ponto principal. Se for necessário mais informações, o apresentador pode passá-lá no momento oportuno.
- O público só se lembrará de menos de 50% do conteúdo, meia hora depois de sua apresentação, e 25% na manhã seguinte. Se você não deixar absolutamente claro o que é importante, você desperdiçou seu tempo.
- Apresentações persuasivas devem ser centradas nas preocupações do público. O apresentador precisa estar preocupado em convencer alguém a acreditar no que quer que eles acreditem. Se você não souber lidar com essas preocupações, você perdeu uma grande oportunidade. Tudo o que for outras "coisas" é simplesmente perturbador, e completamente desnecessário.
A primeira coisa que o público mais odeia é quando os apresentadores lêem seus slides. O público pode ler. Mas não deveria. Afinal, você está lá para dizer-lhes o que é importante. Então ... faça-o.
O sucesso de todo apresentador depende de como ele se conecta com seu público e muda mentes. É a tarefa do apresentador para dar sentido ao seu conhecimento e comunicar os pontos-chave. O apresentador deve se concentrar no que é importante e evitar ser perturbador, irritante e passar informações fora de seus slides.