segunda-feira, 28 de julho de 2014

8 maneiras de aumentar sua força mental

Podemos ficar fascinados com a força do pensamento e com atletas que possuem esta força mental bastante desenvolvida, e podemos passar muitos anos tentando entender isto.
Grande parte da nossa capacidade física é determinada pela nossa estrutura corporal. Podemos treinar tanto quanto eu quisermos, mas nunca poderemos vencer Usain Bolt em uma corrida. Resistência mental, por outro lado, é algo que pode ser aprendido e cultivado, pode ser conseguida através da prática e da luta. Naturalmente algumas pessoas nascem com um maior nível de resistência mental do que outros, mas no geral é uma habilidade que qualquer um pode cultivar em um nível relativamente elevado.
Resistência mental é a capacidade de executar as coisas em um nível ideal, quando os riscos são os mais elevados. Isso significa que podemos estar com uma venda enorme ou lutando para sair de uma derrota eminente de tal forma que a resistência mental significa que não permitimos que a situação possa nos oprimir emocionalmente.
Um dos treinadores mais respeitados da NFL, Bill Belichick, define resistência mental como
"Fazer o que é certo para a equipe, independentemente de como você deve estar se sentindo no momento."
Em outras palavras, a resistência mental trata sobre o sacrifício, fazendo algo que é difícil, passando por seu limite, jogando com feridos ou desempenhando um papel que você pode não se sentir confortável quando o exercita. É se sentir colocado no time principal.
Mas falar sobre resistência mental é fácil. Para cada atleta que é mentalmente forte, provavelmente haverá dez atletas que não são.
Então, como vamos melhorar a nossa resistência mental?

Controle sua mente ou ela controlará você

Considerando seus elementos mais básicos, força mental se resume a duas opções: uma controlar a sua mente; outra, deixar que a sua mente controle você.
Quando não podemos controlar nossas mentes, nós aceitamos tudo o que a programação introduziu anteriormente. Você vê, a maioria que a maioria de nós nunca escolheu a nossa programação mental atual, nós simplesmente nos deparamos com ela, o que representa, agora, a nossa forma de lidar com vários desafios e situações da vida.
Por exemplo, se sua reação padrão para momentos de alta pressão é o medo, a ansiedade ou a sobre-excitação, é porque em algum lugar abaixo da linha que você aprendeu, essa estratégia funciona para você. Isso, obviamente, não é ter uma estratégia particularmente inteligente, mas no momento em que você aceitou como parte de sua programação ela se torna claramente boa o suficiente. E uma vez que aceitamos uma programação, geralmente não conseguimos para de pensar dessa forma e ela torna-se a nossa reação padrão para situações semelhantes.
Portanto, se queremos aumentar a nossa força mental, nós vamos ter que fazer um pouco de reprogramação da nossa mente em primeiro lugar. Estudos mostram que a chave para ser mentalmente mais forte é o controlar o seu foco e eliminar a pequena voz da dúvida e da crítica.

Tudo está em sua mente

A maioria dos artigos que você vai encontrar sobre este tópico divide a resistência mental em várias subcategorias, como foco, equilíbrio, confiança , coragem, e assim por diante. Embora isso possa fazer sentido do ponto de vista científico, essa abordagem torna difícil para a pessoa média colocar qualquer dos conselhos em uso.
Então, o que se segue é uma tentativa de fornecer um processo natural mais fácil e de ajudar mais a todos terem um melhor desempenho quando realmente for necessário. Estas técnicas têm sido usadas com sucesso mim ao longo dos últimos anos e podem fazer ajudar sobremaneira.
Vamos a eles.

1. Seja positivo. Ou seja, realmente, muito positivo

É fácil descer sair de si e deixar que o crítico interno corra livre quando as coisas não estão indo bem, mas isso não vai ajudá-lo.
Em vez disso, lute contra a vontade de criticar e perguntar se você pode assumir um compromisso que só vai lhe trazer energia positiva para o restante da partida. Quando você prioriza a eliminação de todos os pensamentos negativos, o foco muda automaticamente para os positivos, e que por sua vez torna mais provável que você goste e se sobressaia nos grandes momentos.

II. Focar apenas no que você pode controlar

Sim, nós jogamos para ganhar, é por isso que mantemos a pontuação à frente. Mas gastar tempo pensando sobre o resultado potencial apenas desvia seu foco e enche sua cabeça com pensamentos sem importância, que distraem.
O remédio é estar presente naquele momento e deixar a natureza seguir seu curso. Concentre-se apenas nas coisas que você realmente controla: a sua abordagem e a sua atitude. O que acontece após o próximo ponto ou depois do jogo não importa. Esta abordagem ajuda a relaxar, concentrar e jogar o meu melhor nos momentos-chave.

III. Mantenha seu nível emocional estável

Alguns de nós chega mais facilmente ao topo e ao fundo, do que os outros. Quanto mais para o topo ou para o fundo você comece, o mais provável é que você esteja indo para se tornar mais animado ou mais oprimido pela situação, e que o coloca em um lugar ruim para ganhar os grandes pontos de forma consistente.
A chave é se distanciar do jogo apenas o suficiente para que você não seja levado pelas marés emocionais. Não se concentre apenas em não ficar no fundo - também certifique-se que você não esteja muito no alto, porque isso perturba o seu foco também. Visualize que esteja se permanecendo calmo e composto, mesmo nas situações mais intensas. Aja como se você estivesse nessas situações uma centena de vezes, e, eventualmente, você vai se sentir como tal.

IV. Aproveite os grandes momentos

Esta é provavelmente a técnica favorita de todos, porque tem um momento que é estressante e intimidante e podemos transformá-la em um momento que é divertido e emocionante - algo em que você realmente olha para frente.
A próxima vez que você se encontrar em um grande momento em um jogo (por exemplo, um tiebreak no tênis), lembre-se o quão excitante e divertido esses grandes momentos são comparados com um jogo casual com absolutamente nada em jogo. Estes são os momentos que você vai se lembrar e tudo o que você vai comentar depois dos jogos - apreciá-los, abraçá-los e senti-los com cada célula de seu corpo.

V. Uma mente preparada é uma mente mais confiante

Tem sido dito que a auto-confiança é "a sua capacidade de influenciar o mundo ao seu redor". Que melhor maneira de fazer isso do que através da prática?
"Quando você sabe que você praticou um único tiro milhares de vezes, você tem muito mais fé em ser capaz de confiar em seu treinamento quando se defronta com um grande momento. Você não precisa de "vontade" para fazer algo que tem muito pouca chance de sucesso. Lembre-se que todo o suor e o sacrifício representam um preço que você paga para que possa ser vitorioso hoje."

VI. Ignore sobre como você pode olhar

Às vezes a gente começa a pensar o quão ruim pode parecer para os outros, se perdermos este ponto - ou como seria embaraçoso para explodir uma grande liderança. Mas no momento em que você começar a pensar de fora para dentro, você perde o seu foco e sua capacidade de manter a calma e a compostura.
Pensar no que se passa no exterior é tóxico. Você não está fazendo as coisas para ter uma "boa aparência" ou ganhar a admiração dos espectadores; elimine todos os pensamentos ruins que ocorrem fora de sua mente e se concentre-se apenas em jogar o jogo um ponto de cada vez. Vitória ou perda - faça-o à sua maneira.

VII. Tenha uma memória curta

Considere isto um dos seus favoritos. É tão fácil ficar com raiva e criticar a nós mesmos quando cometemos um erro, mas tudo o que normalmente se faz é transformar um jogo ruim em outro.
Se o ponto ou o jogo anterior não seguir o seu caminho, você precisa esquecê-lo imediatamente e se concentrar no próximo. Não deixe que um jogo ruim prejudique o próximo.
Basta anotar e seguir em frente.

VIII. Não espere as circunstâncias perfeitas

É fácil dizer que as condições eram ruins, que você tinha um pouco de doença ou que nada está indo bem no seu caminho hoje. Mas todos estes são apenas desculpas que o tentem no caminho da rendição.
Você só tem as circunstâncias perfeitas algumas vezes na vida. Não se debruce sobre o que se passou contra você. Não se preocupe que as condições favorecem o seu adversário. Ignore a dor que você sente em seu joelho.
O que você tem é o que você tem. Nunca haverá outra chance de ganhar este jogo.
Seja como MacGyver e use tudo o que você tem à sua disposição para ter sucesso agora.
A resistência mental deve se concentrar, realmente, apenas sobre o jogo se aproximando da perspectiva real. A próxima vez que você sair para o campo, ignore a pontuação, o foco deve estar no momento.  
Você será feliz com o que você fez.

Referência:  Addicted2success