Imagem: ThinkStock |
Vivemos em um mundo em que todos buscam o sucesso. Independente da concepção que cada um tem do que é ser bem-sucedido, este caminho nunca é fácil.
SAIBA MAIS
Quando a possibilidade de uma conquista significativa está à porta, tem gente que parece que faz questão de deixar as oportunidades passarem.
A opinião é de Eric Holtzclaw, um especialista em gestão de pessoas e estratégia empresarial dos Estados Unidos. Ele diz que muita gente, por problemas de autoestima e pessimismo, tem medo de ter sucesso.
Holtzclaw afirma que há alguns sinais que mostram que um indivíduo está sabotando a própria carreira. O americano os listou em uma reportagem publicada na "Inc.".
Segundo ele, quem se identifica com um ou mais dos itens deve repensar sua vida e largar esses hábitos ruins.
1. Você não muda
Uma das definições mais comuns do que é insanidade é "fazer a mesma coisa todos os dias e esperar por um resultado diferente". Na vida, é preciso mudar, seja alguma característica pessoal, um processo no trabalho ou qualquer outra coisa que não pareça estar certa. Quem não faz algo diferente quando necessário e sabe da importância da mudança está, possivelmente, esperando que o fracasso ocorra, de acordo com Holtzclaw.
2. Você muda demais
Mudar demais é tão ruim quanto não sair do lugar. É preciso ter paciência para que os resultados, em qualquer aspecto de sua vida, apareçam. Portanto, se você se anima para novos projetos todos os meses e deixa de lado trabalhos anteriores, fique atento: ao continuar fazendo isso, nada dará certo.
3. Faltam metas
Para ter conquistas na vida, deve-se defini-las. Seu sonho é ter muito dinheiro? Ajudar pessoas? Comprar uma casa? Conhecer o mundo? Para realizar qualquer coisa, é preciso se esforçar, estabelecendo metas intermediárias e sabendo o que fazer para cumpri-las. Se você "deixa a vida te levar", são grandes a chances de gastar suas energias no que não é prioridade e não conseguir sucesso.
4. Muitos riscos
No caminho de um empreendedor, riscos são necessários. Até porque, sem eles, é muito difícil crescer. Porém, arriscar em excesso é ruim. É preciso ter equilíbrio e só tentar um movimento mais arrojado quando necessário. Falhar é normal, segundo Holtzclaw, e os erros devem ser encarados como uma forma de aperfeiçoamento. Só que a insistência nos erros, e em tomar riscos desnecessários, mostram que o empreendedor não está sendo muito inteligente.