Imagem: software.com.br |
Em um post anterior, falei sobre o que fazer na reunião de modo que você possa deixar a sua marca e construir sua marca. Neste post, compartilharei com você o que não fazer - as ações (ou inações) mais flagrantes que impedem sua capacidade de usar as reuniões como seu advogado secreto na carreira.
Quantos desses assassinos de marcas pessoais você observou no trabalho?
1. Estar despreparado. Apenas voar, pode parecer um bom gerenciamento de tempo, mas não o ajudará a construir sua marca. Quando você aparece nas reuniões sem se preparar, as pessoas tomam nota e os traços da sua marca tornam-se “artistas medíocres” e “não se importam com a qualidade.” Para se preparar para uma reunião eficiente, com a sua marca pessoal em mente, pergunte a si mesmo as seguintes questões:
• Qual é a mensagem principal que eu quero comunicar?
• Quem está participando e o que eu quero que eles pensem, sintam ou
façam?
• Qual a contribuição mais valiosa que posso dar?
• Quem é que eu gostaria de reconhecer ou apoiar?
2. Chegar tarde. Você pode pensar que isso faz você parecer um executivo ocupado e sob demanda, mas, na verdade, parece que não consegue gerenciar sua agenda - ou pior, que esta reunião não é tão importante para você. Ou pior ainda, que você gosta de fazer testes de força, fazendo as pessoas esperarem pela sua grande entrada. Chegue a tempo, pronto para causar impacto.
3. Desligue. Alguns participantes na reunião somente prestam atenção quando o assunto está relacionado com a sua área de especialização. Naquele momento, eles estavam prestando atenção e contribuindo, mas quando o tópico muda, eles flagrantemente sinalizam que não estão
mais interessados. Eles param de fazer contato visual com qualquer coisa que não seja o telefone. Eles iniciam uma conversa lateral com um colega. Eles caem em seus laptops, claramente trabalhando em algo não relacionado à reunião. Estes comportamentos querem dizer aos outros que você é egoísta, que você não acha que eles são importantes, e que você não está interessado no que os outros têm a dizer. Comprometa-se a estar envolvido por toda a reunião.
4. Deitar-se e bocejar. Quando você se senta, mostra às pessoas que está
envolvido e interessado. Quando você está desleixado (especialmente quando você combina o flagrante com bocejos repetidos) você está enviando a mensagem de que você é desrespeitoso e facilmente entediado. A boa postura causa boa impressão, e é disso que trata a marca pessoal.
5. Procure desculpas por suas perguntas. Quando você faz uma pergunta, basta perguntar. Não preceda com “Eu sei que eu deveria saber isso, mas ...” ou “Tudo bem se eu fizer uma pergunta?” ou “Esta pode ser uma pergunta idiota, mas ...” Quando você preceder a sua pergunta com qualificadores, como estes, você está dizendo às pessoas que não está confiante. Faça sua pergunta diretamente, sem desculpa.
6. Repetir o que os outros disseram apenas para ser ouvido. É importante tmanter uma boa impressão em uma reunião. Estar em uma reunião é o equivalente a ter uma marca de seleção ao lado do seu nome, indicando que você apareceu para a aula de ginástica. Sua presença não é suficiente; você precisa contribuir, mas repetindo as contribuições dos outros não impressiona as pessoas. Na verdade, você apenas perde tempo com as reuniões. Em vez disso, reconheça os outros pelo seu ponto brilhante quando concordar com isso. “Chloe - como sempre - identificou o desafio mais importante. Como ela sugere, concordo totalmente que precisamos focar nisso primeiro. ”
7. O chão. Quando você pode argumentar de maneira expressiva e potente, impressiona os que estão ao seu redor. Ninguém quer gastar mais tempo em uma reunião do que precisa. Não adicione vazio a uma reunião. Quando você torna uma reunião produtiva, você se torna um herói na mente de seus colegas.
8. Uso do seu dispositivo móvel. É rude desabilitar e até mais desajeitado,
sintonizar sua conta do Instagram ou caixa de entrada de e-mail. Sim, as pessoas também podem vê-lo sob a mesa de conferência. Se for muito
tentador, coloque-o no bolso ou na bolsa ou, melhor ainda, deixe-o em seu escritório. Isso tornará mais provável que você esteja concentrado e envolvido durante toda a reunião.
Leve esta lista para a sua próxima reunião e veja se você pode evitar todas essas situações. Ao eliminar todos esses comportamentos, você poderá criar uma marca e usar efetivamente as reuniões para reforçar sua marca pessoal.
Fonte: Forbes - Por William Arruda - Co-fundador da CareerBlast e criador do questionário completo do LinkedIn que ajuda a avaliar seu perfil e estratégia de rede do LinkedIn.